8 de agosto de 2012

Mania de Poá

Quem nunca teve alguma peça do guarda-roupa de bolinhas, que levante a mão! As peças que têm a estampa de poá são simplesmente tão encantadoras e românticas que é difícil não se apaixonar... 
São peças leves e ao mesmo tempo divertidas, e nunca saem de moda. Você pode mesclar com outros elementos, o que dá uma combinação bem legal.







A história do poá é misteriosa, com dezenas de versões espalhadas por livros e pela internet. Há quem diga que a estampa surgiu com imigrantes do leste europeu recém chegados à América. Na bagagem, eles teriam trazido a polka, um ritmo musical (daí, “polka dots”, que quer dizer poá em inglês) e inusitados figurinos com estampa de bolinhas, muito populares tempos depois. Outros dão o título da paternidade do desenho à Walt Disney.
Ao criar Minnie Mouse em 1928, ele teria estudado catálogos de moda para concluir que listras e xadrezes não eram novidade e que ele precisaria de algo totalmente diferente para o figurino da ratinha mais famosa do mundo. Independentemente da versão verdadeira, fato é que uma música popularizou em todo mundo as bolinhas na roupa: “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, clássico de 1960 de Brian Hyland que ganhou versões em francês, italiano e alemão. No Brasil, ficou conhecida como “Biquíni de bolinha amarelinho”, na voz de Celly Campello.

Beijinhos de Dani e Nane**

2 comentários: